Palmas ficou na 15ª colocação no Índice de Cidades Empreendedoras de 2023 da ENAP; Capital subiu 26 posições
Palmas desponta como uma cidade empreendedora de destaque no cenário nacional, ocupando a 15ª posição no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023. Este ranking, elaborado pela parceria entre a ONG Endeavor e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), avaliou 101 municípios no ano de 2022. A ascensão de Palmas é notável, subindo 26 posições em relação ao ICE de 2022, quando ocupou a 41ª posição, e 38 posições em comparação com o ICE de 2020, onde estava na 53ª colocação.
Os três primeiros lugares no ranking nacional foram ocupados por São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Joinville (SC). O estudo avalia sete pilares para atribuir a nota geral, incluindo ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Em relação à cultura empreendedora, Palmas conquistou a melhor pontuação, atingindo 8,28 pontos e ocupando o terceiro lugar no ranking geral.
Dados
No quesito acesso ao capital, que avalia a disponibilidade de crédito, Palmas se posiciona na 28ª posição, com 5,97 pontos. Destaca-se também no pilar de capital humano, ocupando a 36ª posição, com 6,42 pontos, demonstrando esforços direcionados ao desenvolvimento e qualificação da mão de obra local.
Quanto à infraestrutura, a cidade está na 89ª posição, com uma pontuação de 4,93, enquanto no mercado, referente ao desenvolvimento econômico e potenciais clientes, Palmas alcançou o 33º lugar, com 6,44 pontos.
No ambiente regulatório, que inclui o tempo de processos, tributação e complexidade burocrática, Palmas está na 94ª posição, com 4,77 pontos. Já no campo da inovação, ocupou a 61ª posição, com 5,63 pontos.
Melhor cidade para investir
Além disso, a cidade é reconhecida como uma das melhores para investir em um novo lar, classificada entre as 6 melhores capitais do Brasil de acordo com o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM). A capital também tem o maior PIB no estado de Tocantins e entre está entre os 100 municípios com maior receita do país, com um PIB per capita de R$ 32.977,35, segundo dados do IBGE.
Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado alto, Palmas é uma cidade planejada que harmoniza modernidade e belezas naturais. Sua posição estratégica como porta de entrada para importantes pontos turísticos do Brasil, como o Parque do Jalapão e a Ilha do Bananal, também a torna uma capital com um significativo potencial econômico no setor do turismo. Com essas qualidades, Palmas se destaca como um local ideal para investimentos promissores e diversificados.